domingo, 16 de novembro de 2014

Refletindo sobre a Semana da Consciência Negra

Os ATPCs (Aula de Trabalho Pedagógico Coletivo) desta semana tiveram como foco a reflexão sobre a Semana da Consciência Negra com base na Lei nº 10.639/03 para refletirmos sobre a necessidade que temos de ampliar o conhecimento sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais.
No ATPC do Ensino Fundamental coordenado pelo PC Jefferson Firmino  a questão foi abordada de uma forma lúdica e prática com a participação da contadora de histórias infantis Profª Lilian que apresentou uma contação de historia do livro "Menina Bonita do Laço de Fita" (Ana Maria Machado).
Em um segundo momento houve uma oficina de confecção de bonequinhas de retalhos, as bonecas africanas ABAYOMI. A oficina foi um exemplo de estratégia para ser trabalhada na sala de aula na semana de consciência negra.
No ATPC do Ensino Médio coordenado pelo PC José Vandei,  foram apresentadas duas estratégias para trabalho em sala de aula abordando a questão da Consciência Negra e a discussão da Lei nº 10.639/03.
No primeiro momento a estratégio de um Cine Debate com o filme “Vista Minha Pele” e depois a oficina de confecção de bonequinhas de retalhos, as bonecas africanas ABAYOMI.


Contação de história: Menina bonita do laço de fita - Profª Lilian:










Oficina de confecção de bonequinhas de retalhos, as bonecas africanas ABAYOMI - Ensino Fundamental - PC Jefferson Firmino.

Bonecas Abayomi
No Brasil, Abayomis designa bonecas de pano artesanais, muito simples, confeccionadas a partir de sobras de pano reaproveitadas, feitas apenas com nós, sem o uso de cola ou costura e com mínimo uso de ferramentas, sempre negras, possibilitam o trabalho com a identidade afro-brasileira de negros e descendentes, buscando superar as desigualdades de gênero, integrando a memória cultural brasileira. A palavra abayomi tem origem incerta, iorubá, significando aquele que traz, felicidade ou alegria. (Abayomi quer dizer encontro precioso: abay=encontro e omi=precioso) O nome é comum na África do Sul. Conta-nos a história Africana que os negros confeccionavam Abayomis como amuleto de proteção. Em viagens para o Brasil em direção a escravidão, as mulheres rasgavam a barra da saia e faziam Abayomis para as crianças brincarem.... E já aqui como escravos, reunião-se todos os dias na senzala e confeccionavam as Abayomis pedindo saúde e Prosperidade. O trabalho com as ABAYOMIS valoriza a cultura afro contribuindo para o reconhecimento da identidade afro-brasileira estimulando a expressão criativa além de reaproveitar retalhos de tecidos.














Cine Debate - Filme "Vista Minha Pele" - ATPC Ensino Médio PC José Vandei


Filme "Vista minha pele".


Oficina de confecção de bonequinhas de retalhos, as bonecas africanas ABAYOMI - Ensino Médio - PC José Vandei.












Coordenação Pedagógica







Um comentário:

  1. Escrevi um comentário, apaguei, tentei escrever de novo, e por fim decidi que qualquer coisa que eu escrevesse aqui não iria exprimir o que senti quando vi o trabalho da equipe.
    Patewo

    ResponderExcluir